domingo, 20 de fevereiro de 2011

LED (Light Emitting Diode, ou Diodo Emissor de luz)

O LED é um díodo semicondutor (P-N) que quando sujeito a energia emite luz visível.
A luz é monocromática e é produzida pelas interações energéticas dos elétrons.
O processo de emissão de luz pela aplicação de uma fonte elétrica de energia é chamado eletroluminescência. Em qualquer junção P-N polarizada diretamente, dentro da estrutura, próximo à junção, ocorrem recombinações de lacunas e elétrons.



Identificação e Ligações do LED


Um LED deve ser ligado de forma correta, o circuito de ligação deve ter  (+)  para o anodo e  o (-) para o cátodo. O cátodo é a ponta mais curta e deve ter um corte no lado da cápsula do LED. Se olharmos para o interior do led o cátodo é o eletrodo maior (embora não seja uma forma ideal de identificação, pode ser utilizada).

Os leds podem ficar danificados por ligação incorreta ou na soldagem. O risco a soldar é baixo exceto se demorar um certo tempo). Não são necessárias precauções especiais para soldar a maior parte dos leds.


Testar LED


NUNCA LIGAR UM LED DIRETAMENTE À FONTE DE ALIMENTAÇÃO!

O led destruirá-se  quase  que instantâneamente, demasiada corrente passará na junção e queimará.

Um led deverá ter uma resistência em série para limitar os parametros de funcionamento para valores corretos, no entanto, se desejar testar um led, pode-se utilizar uma resistência de 1K se a alimentação for até 12 volts. Não esquecer de ligar os terminais corretamente (Anodo, cátodo).



Leds em paralelo


Ligar leds em paralelo com apenas uma resistência de carga, não é uma boa ideia.
Se os led's necessitarem de uma voltagem de funcionamento diferente apenas o led de menor voltagem acenderá e possivelmente ficará destruído. Se os leds forem idênticos podem ser ligados em paralelo. Este tipo de ligação raramente oferece benefícios, é preferivel e aconselhável usar cada um dos leds com a sua resistência limitadora.


Ligação de leds em série


Os leds podem ser ligados sem problemas, em série.


Características de alguns leds



 


 


 

0 comentários:

Postar um comentário

 
Design by Free WordPress Themes | Bloggerized by Lasantha - Premium Blogger Themes | cna certification